ressentimento-sertanejaO ressentimento e o ódio contra a mulher em letras de canções da música sertaneja

abril 6, 2025by João Batista

Músicas sertanejas em que não se fala mal de mulher, pelo contrário fala-se bem. Músicas sertanejas que falam bem de mulher ou músicas sertanejas em que a mulher é causa de alegria (amor) no homem. Embora devessem ser o normal, canções assim são raras. Estas são canções de encontro.

Músicas sertanejas em que a mulher é causa de tristeza (ódio) no homem. Músicas sertanejas ressentidas, em que o fracasso, sofrimento ou as infrações do homem como alcoolismo, vadiagem, traições, violências são explicados pela existência ou atitudes da mulher. Músicas sertanejas em que se falam mal de mulheres. Músicas sertanejas em que não se fala bem de mulher. Canções assim são a grande maioria. Estas canções são as canções tristes e isso,por uma razão simples: ambientes em que se fala mal de alguém o tempo todo é um ambiente triste.

Exemplo de canções que falam mal da mulher: Leviana de Jads e Jadson, Largado às traças de Zé Neto e Cristiano e Casinha na serra de Tião Carreiro e Pardinho

E acredito que este ódio e este ressentimento em relação a mulher nas canções sertanejas em primeiro lugar validaria algum tipo de punição, a violência contra mulher. Afinal de contas quem age tão mal causando todo tipo de males a vida do ser humano homem não seria totalmente insensato que sofresse alguma punição. Em segundo lugar este ódio nos tornariam mais tolerantes a isso ou em terceiro lugar,  na menor das hipóteses validaria, faríamos que dessêmos menor importância a algum sofrimento feminino, assumindo o caráter de negligência. Algo como: “Se está sofrendo é porque merece”. No mais, acredito que muitas tristezas da alma nas mulheres brasileiras poderiam estar relacionadas a esta expressão de ódio na música sertaneja. Afinal de contas estar exposto a um constante fluxo diário por década a insinuações negativas a seu próprio respeito deixaria qualquer um triste, doente. Mas enfim, por quê há tanta tolerância? Porque desejamos isso e este desejo está implícito e bastante explícito nas canções sertanejas. A alegria causada quando se celebra o ódio é chamado de deboche, escárnio. E o escárnio e o deboche a mulher é algo muito desejado pelo povo brasileiro tanto que este está muito presente em um dos gêneros mais queridos que é a música sertaneja. Pra entender, basta prestar atenção.

As canções de deleite – Canções em que a mulher é causa de alegria a si mesma

No entanto, existem também as canções em que a própria mulher é causa de alegria a si mesma quando ela acaba afirmando a si mesma. Este sentimento poderia ser traduzido por deleite, autoamor ou amor próprio. Geralmente estas canções são escritas por cantoras mulheres como Angela Ro Ro, Elza Soares, Alcione, Simone e Simaria, Marília Mendonça etc. Acredito que tanto as canções em que a mulher é causa de alegria ao homem quanto a si mesma possuem o poder de causar um novo estado de ânimo, trazer maior bem estar não apenas na mulher, mas também a sociedade. Neste sentido, seria é importante se desvincilhar, desinvestir deste desejo de maldizer a mulher e investir no desejo de bendizer, em afirmar suas caracteristicas positivas. Espero, gostaria e desejo muito discutir isso de maneira exaustiva. Enquanto isso, escolhamos as canções que falem bem das mulheres porque a “A vida é tão mais viva de manhã, quando vejo você: Meu sol”.